top of page
Buscar
  • Foto do escritorRafaela Camara

Você se comunica em seus relacionamentos?



Relacionar-se não é uma tarefa fácil para algumas pessoas. Não estou falando só de relacionamento amoroso, mas todos os tipos de relacionamento desde mãe e filha até marido e mulher, por exemplo. Partimos do pressuposto que para existir um relacionamento são necessário duas pessoas e que exista uma comunicação entre elas.


Talvez nesse comunicar-se esteja a dificuldade para alguns. Percebo que muitas das nossas dificuldades nos relacionamentos estão em falar sobre o que pensamos, bem como na dificuldade para falar do que necessitamos para nos relacionarmos bem. Parte ainda, da dificuldade que temos em ouvir o outro sem dar uma opinião prévia, ou seja, ouvir sinceramente, ouvir empaticamente, ou seja, ouvir de coração aberto.


Às vezes, temos a tendência de achar que está claro para o outro a nossa visão sobre um assunto, os nossos sentimentos, mas isso não é verdade, pois nem sempre o óbvio para mim é para o outro também. São duas pessoas diferentes, com visões de mundo diferentes, sentimentos e sensações diferentes e que vivenciam experiências diferentes.


Por isso é importante falar, comunicar, expressar com palavras e por vezes com atitudes o que estamos pensando e sentindo. É tão importante quanto falar é saber ouvir, é dar ao outro o direito de se expressar e se esforçar para entender o que ele está querendo comunicar. Entender não quer dizer concordar, mas ter clareza do que está sendo dito. 


Dessa forma, quando você consegue se comunicar e praticar a escuta o ato de relacionar torna-se mais fácil e prazeroso, por isso fale, expresse, escute e viva os relacionamentos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page