top of page
Buscar
  • Foto do escritorRafaela Camara

O estresse faz parte da sua vida?



Falaremos um pouquinho hoje de um assunto anteriormente já abordado, mas que é tão presente em nossas vidas que merece ser falado muitas vezes.  Quem esta se sentido estressado? O estresse é uma reação típica de adaptação do corpo a uma situação nova de mudança física ou psíquica. É um mecanismo normal, necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que a pessoa fique atenta e sensível diante das situações.


O estresse esta em nosso cotidiano, podendo vir de varias direções, incluindo a família, vizinhos, trabalho, relações sociais, entre outros. As fontes dele são variadas: eventos importantes da vida, problemas cotidianos, sobrecarga de trabalho, dificuldade de relacionamento, fatores ambientais e socioculturais. Todas essas fontes são causadoras de estresse e variam de intensidade de acordo com a pessoa, por exemplo, para um determinado sujeito é mais estressante lidar com problemas de trabalho para outros é mais estressante lidar com os problemas do dia a dia.


Na maioria dos casos o estresse tende a ser uma experiência rápida, mas pode persistir por um longo período de tempo e é nessa persistência que esta o problema. Quando o estresse é momentâneo ele, normalmente, causa uma maior produtividade, ou seja, diante de uma situação desafiadora ou sensação de ameaça, a pessoa necessita produzir mais força e energia a fim de enfrentar as situações, havendo uma mobilização de recursos de enfrentamento. As mudanças fisiológicas nesse momento contribuem para que haja aumento da motivação, entusiasmo e energia. Por isso, em algumas situações, é possível observar um aumento da produtividade que é positivo se não for excessivo.

O estresse que persiste e acompanha o sujeito por um longo período de tempo torna-se um problema, pois favorece o aparecimento de doenças psicológicas e físicas. Em uma situação de estresse prolongado o sistema imunológico é afetado reduzindo a resistência do individuo e favorecendo o aparecimento de infecções e doenças contagiosas. Além disso, existe uma exaustão psíquica devido ao sujeito está sempre em estado de alerta gerando cansaços intensos.


Nós não devemos tentar ter uma vida sem estresse, pois em doses adequadas é positivo, mas aprendermos a lidar com ele. Se você se percebe muito estressado, fadigado, explodindo com qualquer situação pequena, perdendo a sua razão, afoito para tomar suas decisões e cansado busque ajuda. Você não precisa viver no limite.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page