Transtorno Psicológico pode ser hereditário?
- Rafaela Camara
- 13 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

Essa semana, por duas vezes, em ocasiões sociais me perguntaram: os transtornos psicológicos são hereditários? Existe uma predisposição? Ou os transtornos são desenvolvidos ao longo da vida do sujeito?
Essa é uma resposta cheia de entrelinhas e que para determinados transtornos ainda não se tem um consenso, mas de uma forma geral existem as duas possibilidades. As pessoas podem nascer com algum transtorno psicológico ou pode passar por situações traumáticas, por abuso de substancia química ou outras situações que desenvolveram transtornos psicológicos. Há um grande grupo de transtornos psicológicos que podem ser hereditários como por exemplo a esquizofrenia. Mas outros podem ser percebidos desde o início da infância mas não há confirmação de hereditariedade como por exemplo os transtornos de personalidade. Toda patologia psiquiátrica é multifatorial, não tendo apenas uma causa. Em geral, combina a predisposição com uma situação desencadeante ou estressante. A predisposição pode estar relacionada a um fator genético e hereditário ou a experiências ao longo da vida.
Nosso somos seres bio-psico-social, ou seja, somos formados por uma carga hereditária que nos é passada através das gerações, pela capacidade que temos de nos relacionar com os fatos que acontecem na nossa vida, com a educação e criação que recebemos, assim como, somos produtos de condições ambientais. Ou seja, tudo isso tem ligação direta com o desenvolvimento de transtornos psicológicos, por isso, essas perguntas não possuem uma reposta simples. Diante do diagnóstico de um transtornos é preciso realizar todos um levantamento e análise de dados para identificar as possíveis causas desse transtornos que será diferente para cada sujeitos que apresentará o diagnóstico. O mais importante quando se tem um transtorno é buscar o tratamento adequado.
Comments